Alimentação consciente e intuitiva

Mariana Garuti*

 

Há alguns anos eu sentia que faltava algo na minha prática clínica, como nutricionista, e assim fui buscar me aprimorar em comportamento alimentar. Fiz alguns cursos específicos sobre o tema e assim conheci a alimentação consciente e a alimentação intuitiva, que na verdade são temáticas diferentes mas que se complementam.

 

A alimentação intuitiva é uma abordagem desenvolvida por duas nutricionistas americanas, Evelyn Tribole e Elyse Resch. Nesta abordagem elas nos sugerem que cada um de nós é especialista em seu próprio corpo, sabendo o quê nosso corpo precisa, quando devemos comer e quanto devemos comer. Parece algo abstrato, ainda mais em uma sociedade que não valoriza nossa própria sabedoria corporal, mas acredite, faz muito sentido e na prática é um processo riquíssimo. Confiar no nosso próprio corpo, nos guiando através dos sinais internos de fome, saciedade e inclusive satisfação ao comer.

 

Quando falamos de consciência, pensamos logo em presença, e como faz sentido estar presente pra comer, pra sentir quais são nossas necessidades. E assim chegamos na alimentação consciente ou mindful eating, como também é conhecida. Essa abordagem é uma parte da própria atenção plena ou mindfulness, prática que vem se disseminando e trazendo muitos benefícios para a saúde. Se pudéssemos definir lhe diria que atenção plena é estar atento ao momento presente, sem julgamento, com bondade e gentileza, sendo assim, comer com atenção plena seria trazer tudo isso para a alimentação, na escolha, preparo, no próprio ato de comer e ver o que se nota, antes, durante e após a refeição.

 

Todas essas abordagens são abordagens não prescritivas da nutrição, onde existe um novo olhar para cada indivíduo, um caminho sem dietas, sem imposições ou restrições alimentares, buscando um bom relacionamento com a comida e com o corpo.

 

 

CRN4 – 08101098

*Nutricionista e instrutora de Mindful eating

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima