Ricardo Nuñes Verdin é um cirurgião plástico de reconhecimento no mundo pela técnica própria

Dr. Ricardo Núñez Verdín é cirurgião plástico certificado e um dos sócios da NOVAPEL, um centro especializado em microtransplante capilar no México. Segundo ele, seu objetivo é restaurar a aparência natural dos cabelos através da única técnica segura, confiável e definitiva que garante seu crescimento por toda a vida.

Desde 1993 até hoje não parou de frequentar cursos de atualização médica que se realizam em diferentes partes da República Mexicana, atualizando seu currículo para poder oferecer um serviço de qualidade.

Além disso, desde 1994 tem participado em todas as conferências médicas que são realizadas no continente americano em centros localizados em Havana Cuba, San Francisco Califórnia, Nova York e Montreal.

Em sua clínica desenvolveu um método próprio. Nessa entrevista concedida com exclusividade à Revista Auto Estima, explica as técnicas existente para transplantes de cabelo, barba e sobrancelhas e o novo método criado por sua clínica.

 

Auto Estima – Quais as técnicas que realiza em sua clínica no México?

Ricardo Núñez Verdín – Atualmente existem três técnicas para cobertura da Calvície ou para Barba. que desenvolvo em minha clínica. O transplante de cabelo FUSS (Cirurgia de Tira de Unidade Folicular) e FUE (Extração de Unidade Folicular).

Auto Estima  – Poderia explicar o que é a FUSS?

Ricardo Núñez Verdín – O FUSS que é a cirurgia de tira da unidade folicular, que corta com bisturi uma tira da parte de trás da cabeça com aproximadamente 1 cm de largura e comprimento de orelha a orelha. Com essa técnica, se forem usados pontos, eles são retirados 10 dias após o transplante e fica uma cicatriz em forma de linha. Essa cicatriz dificilmente se nota mesmo com cabelos curtos.

Essa técnica não é atualmente recomendada em quase nenhum centro ou clínica de transplante de cabelo, porque a consideram desatualizada, mas em minhas mãos é uma técnica excelente e continuo a fazer e recomendar, quando faço um transplante de cabelo.

Ofereço muito essa técnica às mulheres porque não precisam depilar e com o cabelo um pouco mais comprido não se nota nada. Também na técnica FUSS posso fazer um procedimento chamado técnica tricofítica, que faz o cabelo crescer dentro da linha da cicatriz ou a paciente pode optar em fazer a micropigmentação ou tatuagem quando estiver visível.

Auto Estima – E a técnica FUE, como funciona?

Ricardo Núñez Verdín – Trata-se da técnica mais utilizada atualmente em nível mundial. É chamada de FUE, que é a extração de unidades foliculares da cabeça do paciente. Nesse caso não há corte, nem suturas, é feita sem bisturi e por isso não há cicatriz em forma de linha. Também é excelente!  Realizamos a extração de cada enxerto com um dispositivo motorizado, um a um dos enxertos da parte posterior da cabeça ou dos lados. O paciente fica sedado apenas sob anestesia local.

Uma sessão de transplante pode começar às 6h30 da manhã e se estender até às 14h ou 15h. A recuperação é menos dolorosa que a técnica anterior e nesta técnica temos que raspar a área doadora que é a parte de trás da cabeça e as laterais.  Os orifícios de cada enxerto extraído têm 1 milímetro de diâmetro e se fecham sozinhos em até cinco dias.

Auto Estima – Qual a quantidade de enxertos em um procedimento desse tipo?

Ricardo Núñez Verdín – As quantidades de enxertos podem variar de 300 enxertos para transplante de sobrancelha, até 2.000 mil enxertos para cabelo ou barba.

Cada enxerto contém em média dois fios de cabelo.  Para que não haja confusão nas palavras técnicas de um transplante capilar, eu explico que um enxerto pode conter de um fio a três fios e cada fio tem seu folículo, que é sua a raiz.

Auto Estima – Como funciona a técnica que chama de NOVAPEL?

Ricardo Núñez Verdín – A técnica NOVAPEL é uma combinação das técnicas anteriores realizada em uma única manhã ou em uma única sessão. Podemos pode oferecer até 2.500 enxertos numa única sessão e são cerca de 5.000 mil fios de cabelo ou folículos.

Nosso tratamento para a calvície é muito mais do que apenas um transplante de cabelo e muito mais do que uma simples técnica adquirida. Nossos especialistas em cirurgia plástica e estética, realizam o procedimento unindo ciência e arte para devolver o equilíbrio estético ao rosto do paciente, tal como era antes da queda dos cabelos.

Rolar para cima