LPF: a técnica da barriga negativa

Thaline Andrade

O Low Pressure Fitness , que ficou conhecido mundialmente como técnica da barriga negativa , é uma metodologia de treino para o CORE , que trabalha principalmente os músculos profundos do abdômen e o períneo .

O Método LPF – Low Pressure Fitness é um inovador sistema de treinamento respiratório e postural. LPF combina alongamentos miofasciais, técnica neurodinâmica e hipopressivos juntamente com a metodologia didática mais avançada nas ciências do exercício físico. Os excessos de pressão intra-abdominal geram um impacto em diferentes partes do corpo, como as costas, o abdômen e o assoalho pélvico. LPF proporciona a redução dessa pressão, conseguindo assim músculos mais tonificados, melhorias respiratórias e uma coluna vertebral saudável. A aspiração diafragmática combinada com posturas específicas promovem uma descongestão na cavidade pélvica ao mesmo tempo que recruta os músculos profundos do core. A combinação de técnicas de respiração e posturais ajuda a criar um core que pode equilibrar e contrabalançar todas aquelas atividades cotidianas que aumentam as pressões internas e podem acarretar prejuízos à saúde, performance esportiva e estética da faixa abdominal.
O programa é recomendado para quem deseja prevenir ou para os que já sofrem disfunções do assoalho pélvico (prolapso, incontinência urinária, etc) , diástase abdominal, todos os tipos de hérnias (discais, abdominais, etc), dores lombares e disfunções sexuais. É ótimo para atletas que desejam melhorar a função respiratória e prevenir lesões. Também é útil para a recuperação pós-parto. Homens e mulheres de todas as idades que buscam treinar a verdadeira função de seu core se beneficiarão com o LPF.
Muitos benefícios podem ser alcançados com a prática regular do LPF, tais como:
•Prevenção e tratamento para dores na coluna
•Melhora o funcionamento do intestino
•Acelera a recuperação pós-parto
•Reduz inchaço abdominal e de membros inferiores
•Melhora desempenho esportivo
•Melhora o tônus muscular e reduz circunferência abdominal de até 12 cm
•Prevenção e auxílio no tratamento de IUE ​​​​(incontinência urinária por esforço)
Além disso, o praticante alcança um estado mais relaxado, pois a técnica libera as tensões da fáscia e regula o sistema nervoso autônomo, causando sensação de corpo e mente mais leves.
O Low Pressure Fitness, além de uma excelente ferramenta para devolver a função do CORE, ficou conhecido como “Técnica da Barriga Negativa“, por reduzir medidas com poucos meses de prática. Essa redução ocorre por dois principais motivos que se influenciam reciprocamente, otimizando os resultados :
1. Os fundamentos posturais e respiratórios da metodologia ativam a musculatura profunda do abdômen, melhorando o tônus basal destes músculos ( transverso e oblíquos principalmente )
2. O LPF através destas pautas posturais e respiratórias normalizam as tensões neuromiofasciais da Fáscia Toraco-Lombar ( FTL ), regulando a tensão na musculatura paravertebral, músculos que quando hiperativados inibem os músculos abdominais.
Existem algumas pessoas que estão realizando o LPF apenas seguindo vídeos , mas eu alerto que isto não é efetivo e pode trazer consequências contrárias ao método. Busque sempre um profissional certificado no método.
Pratique o Low Pressure Fitness e sinta as mudanças em seu corpo e em sua vida!
* Fisioterapeuta licenciada em LPF – Studio Vida+
@studiovidamais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima